← Início » Nativas » Herbáceas e Ervas
O Carrapicho-rasteiro (Acanthospermum australe ) é uma erva da família Asteraceae, também conhecido como Carrapicho e Carrapicheiro.
O Carrapicho-rasteiro é uma erva perene com caules rastejantes de 10-60 cm de comprimento, pode formar densas touceiras. Os caules jovens são verdes e pilosos, enquanto os ramos velhos podem tornar-se lenhosos. Folhas opostas 1,4 cm de comprimento por 0,5-3 cm de largura são suportadas por caules curtos; margens abruptamente denteadas e pontiagudas. As folhas são recobertas por inúmeras pequenas pontoações e esparsamente recobertas por tricomas adpressos. Capítulos discretos, produzidos individualmente nas forquilhas das folhas superiores, As inflorescências são rodeadas por duas fileira de 5, raramente 4 ou 6 brácteas verdes, as brácteas exteriores são diminutas, 1-2 mm de comprimento, enquanto as interiores possuem mais de 10 mm de comprimento. Cada capítulo possui dois tipos diferentes de flores, as cinco flores externas são pistiladas, enquanto as 5-10 flores internas são estaminadas e de coloração esbranquiçada. Os frutos são estriadas, e repletos de rebarbas 7-9 mm de comprimento, formato oval ou fusiforme e recoberto por espinhos com ganchos. As inflorescências possuem poucos capítulos branco-amarelados, polinizados por abelhas, e os frutos são dispersos por mamíferos que transitam na área, e acabam encostando nos frutos, que ficam aderidos ao pelo
Planta invasora muito comum em lavouras novas de campos e cerrados.
Floração abundante durante o verão.
A correção das condições de fertilidade do solo geralmente leva a diminuição do nível de infestação. Ocorre em todos tipos de solos, porém sua presença está ligada a baixos índices de fertilidade.
Não disponível no momento.
Ocorre na América tropical, com ampla distribuição desde a Amazônia até o Rio Grande do Sul e forte concentração nos Cerrados.